Quarteto Fantástico encanta a crítica e é chamado de “obra-prima” nas primeiras reações


Filme da Marvel estreia em 24 de julho e já é aclamado por efeitos visuais, direção e fidelidade aos quadrinhos
As primeiras reações da crítica internacional para Quarteto Fantástico: Primeiros Passos já estão no ar — e a Marvel Studios parece ter acertado em cheio. O embargo para as primeiras impressões foi liberado antecipadamente às 22h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 18 de julho, e os comentários apontam para um dos filmes mais elogiados do MCU nos últimos anos.
Com direção de Matt Shakman e trilha sonora de Michael Giacchino, o longa foi descrito por críticos como “uma obra-prima visual”, fiel ao espírito dos quadrinhos da Primeira Família da Marvel.
Críticos destacam efeitos visuais, IMAX e presença de Galactus
Vários jornalistas destacaram que o filme é visualmente deslumbrante, com cenas que se assemelham a produções como Interestelar. O vilão Galactus, interpretado por Ralph Ineson, impressiona em tela grande, especialmente no IMAX.
“Quarteto Fantástico é visualmente uma das melhores coisas que a Marvel já fez. Algumas partes parecem interestelares e exigem IMAX. Galactus é incrível, e a Surfista Prateada está muito, muito boa“, disse uma das reações.
Uma história sobre família com estética retrô dos anos 60
Além do espetáculo visual, os críticos elogiaram a narrativa centrada na família. Os protagonistas Pedro, Vanessa, Ebon e Joseph dividem o protagonismo em igual medida, e os laços entre eles são o coração do filme. A ambientação retrô-futurista dos anos 60 também foi muito bem recebida.
“O filme se destaca ao desenvolver os vários laços entre os membros da equipe. A estética dos anos 60 funciona em todas as frentes.“
Trilha sonora memorável e destaque para elenco principal
A trilha de Michael Giacchino foi descrita como “instantaneamente memorável”, e o elenco principal foi aclamado por sua química e carisma.
“A primeira família brilha com uma química e um carisma dos quais Stan Lee se orgulharia.“
Ponto fraco? Bebês em CGI assustam
Apesar da recepção majoritariamente positiva, alguns críticos apontaram o uso de CGI em cenas com bebês como ponto fraco:
“Há alguns momentos difíceis com bebês em CGI que podem te dar pesadelos. Não sei por que animar bebês ainda é um desafio, mas isso tira um pouco da imersão.“
Comparações com Jack Kirby e os quadrinhos clássicos
Outro elogio recorrente é que o filme captura com fidelidade o estilo de Jack Kirby, criador visual da equipe nos quadrinhos. Alguns chegaram a dizer que 2025 será lembrado como o ano em que Hollywood abraçou a “estranheza maravilhosa” dos gibis.
“Mais do que qualquer outro filme da Marvel antes dele, parece a imaginação de Jack Kirby trazida à vida.“
Um novo marco para o MCU?
Com tantos elogios, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos pode ser o novo divisor de águas para a Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel. A narrativa emocional, o espetáculo visual e a direção de Matt Shakman apontam para um filme que deve agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos.
Estreia, duração e pós-créditos
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia em 24 de julho de 2025 nos cinemas brasileiros. O filme tem duração similar a Os Incríveis e contará com cenas pós-créditos.
Fique atento às novidades e não saia da sala até o fim dos créditos!